domingo, 5 de janeiro de 2014

Às Minhas Rosas





Às Minhas Rosas


Quando nos mudamos para a nossa primeira casa, há MUITOS anos, uma das primeiras coisas que eu fiz foi comprar mudas de roseiras; seria a primeira vez que moraríamos em uma casa depois de nos casarmos, e estávamos deslumbrados com nosso quadradinho de terra que chamávamos de jardim.

Compramos de um moço que vendia em um caminhão, na rua, roseiras nas cores branca, laranja, vermelha e amarela. Na casa, já havia um arbusto de mini rosas cor-de-rosa choque, e pés de rosas cor-de-chá que estavam sempre apinhados de rosas. Minhas roseiras eram meu orgulho!

As rosas se derramavam sobre os balaústres na frente da casa, e as pessoas paravam na rua para olhar. Algumas pediam-me mudas, que eu sempre dava. Tinha sempre uma tesoura na varanda, e de vez em quando, passava a tarde podando as rosas que já tinham secado, de modo que as roseiras estavam sempre lindas.

Quando nos mudamos e tive que deixá-las para trás, lembro-me que chorei muito. Mas não tinha jeito: era a vida seguindo...

Compramos nove mudas de roseiras e espalhamos aqui no jardim da nova casa... mas naquela época, a Latifa era 'criança,' e todos os dias, ela despedaçava uma roseira (ignorando os espinhos), até que conseguiu destruir as nove mudas... lembro que fiquei sem 'falar' com ela durante algum tempo...

Depois que vendemos a casa antiga, várias famílias já moraram lá. Dia desses, passando por lá, notei que a casa estava em obras. A fachada foi totalmente modificada, perdendo o charme das casas típicas do final dos anos cinquenta... e minhas roseiras - elas nunca deixaram de ser MINHAS - tinham sido arrancadas... eu quis protestar! Minha vontade foi tocar a campainha e perguntar a eles como eles se atreveram!... Minhas roseiras, plantadas e cultivadas por minhas próprias mãos!

Vindo para casa, ainda com o sabor da derrota na boca, fiz planos: ano que vem, vou plantar roseiras outra vez. No momento, só tenho duas, que se salvaram do holocausto botânico, pois estavam plantadas em vasos. Latifa já é uma 'mulher' feita, e não acho que ela vá se interessar pelas minhas roseiras agora. Então, está feito: este ano vou plantar roseiras.



Um comentário:

  1. e eu acho que é uma boa opção e desejo que você tenha sorte com suas rosas.
    eu gosto de todas mas tenho uma predilecção pelas amarelas.
    bom ano e beijo

    :)

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa para deixar um comentário, por favor. Espero que tenha gostado. Obrigada pela visita!