segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CASAS ANTIGAS





Tenho fascínio por casas antigas. Aqui na minha cidade - que é uma cidade histórica - há várias delas. Passo diante das fachadas e fico pensando quem viveu ou vive ali. Fico curiosa para saber como é o interior destas casas, que tipo de coisas aconteceram dentro delas.

As casas antigas guardam histórias e lembranças. Em algumas delas, há uma atmosfera saudosista, que a gente sente assim que entra; já noutras, há algo pesado pairando no ar... mas uma casa antiga nunca deixará de causar-nos alguma impressão.




Antigamente, as pessoas davam mais atenção aos detalhes; nestas casas, a gente pode encontrar as lindas sancas que enfeitavam os tetos das salas, lustres maravilhosos, portas e janelas grandes e altas, pés-direitos altos, grades que parecem bordados feitos em ferro, papéis de parede decorados com motivos lindíssimos, jardins com caminhos de pedras e com plantas que pouco se encontram hoje em dia. As casas modernas são feitas às pressas; há poucos detalhes. Tudo deve ser prático e não dar muito trabalho.

As pessoas parecem que vão para suas casas apenas para comer e dormir. Dá a impressão de que as casas de hoje não são realmente habitadas. Falta o elemento que as transforma em lar.





6 comentários:

  1. Ai Ana eu também tenho... Não sei o que acontece, mas esse fascínio me acompanha desde sempre. Fico imaginando quantos passos naquele piso, quantas vozes dentro daquelas paredes... Coisa louca né? rs
    E eu tenho essa doença chamada saudosismo, nem sei se é boa ou ruim, mas nem me importo , porque gosto que seja assim.

    Que delícia ler teu texto amiga, você tem o dom (entre outros) de fazer nossa mente voar e re(voar).
    Obrigada por este momento.

    bacio!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Ana, adoro esses casarões e casas antigas elas parecem mais aconchegante.
    As decorações são lindas e com muito detalhes!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  3. Adoro! Ela nos remetem a memória de grandes famílias vivendo no mesmo teto como era o costume.Arquitetura elaborada e construídas para gerações.
    Bjs no coração Eloah

    ResponderExcluir
  4. Ah que bom saber que não sou a única que tem essa paixão!! o engraçado é que eu sonho muuuuitooo com casas antigas....kkk loko.....

    ResponderExcluir
  5. Eu também...sou fascinada por casas antigas. Guardam história impregnada nas paredes. Simplesmente amo.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa para deixar um comentário, por favor. Espero que tenha gostado. Obrigada pela visita!