domingo, 4 de janeiro de 2015

E quanto às frutas e verduras...




Vínhamos percebendo que nunca dávamos conta de comer todas as frutas que comprávamos. Chegávamos do supermercado ou da quitanda e arrumávamos as frutas em uma cesta na cozinha. Ficava um arranjo bonito, mas na hora de comer, a preguiça de lavar e/ou descascar as frutas, principalmente as mais complicadas, como o abacaxi, fazia com que decidíssemos por outros alimentos menos saudáveis, mas de rápido consumo, como biscoitos e pães.

Um dia, enquanto fazíamos compras no mercado, eu tive uma ideia: aumentei minha família de potes herméticos comprando um novo conjunto com vários tamanhos. Em casa, após lavar os potes, lavei também as frutas - peras, maçãs, uvas - já deixando-os prontinhos para comer dentro do pote maior. As outras frutas, como o abacaxi, melão e mamão, coloquei já descascadas e picadas, cada qual em um pote separado. Resultado: deu vontade de comer fruta ou fazer suco ou sorvete, é só pegar a fruta na geladeira, prontinha para consumo!

Quantas frutas se estragaram depois disso? Nenhuma! Deu um trabalhão; passei mais de uma hora fazendo isso, mas valeu a pena. Afinal, organizar dá trabalho.

Fiz o  mesmo com as hortaliças, assim que cheguei: lavei tudo e coloquei as folhas arrumadas e secas dentro de uma panela grande de alumínio. As folhas se conservam crocantes por muito mais tempo -semanas a fio - quando conservadas em panelas ou recipientes de alumínio. Na hora da salada, é só pegar e comer! Grau de desperdício: zero!

Também fica uma delícia pegar aquelas partes que todo mundo joga fora, como talos de couve e espinafre, e refogar junto com o arroz. Comida verdinha e cheia de fibra. 

Não é fácil chegar cansada do calorão do mercado e ir para a cozinha, mas garanto que o trabalhão compensa.



Um comentário:

  1. Não é novidade para mim, Ana. Dá um trabalhão, mas é o tipo de procedimento que sempre tem bom resultado. Comparar uns biscoitos com um pote de maçã com laranja é impossível.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa para deixar um comentário, por favor. Espero que tenha gostado. Obrigada pela visita!