domingo, 2 de agosto de 2015

ACENDA UMA VELA!


Iluminarium, em Itaipava.


Nada mais romântico que um jantar à luz de velas. As pupilas ficam mais dilatadas, tornando os olhares mais intensos, e a iluminação suave torna tudo bem mais romântico e aconchegante. 
Quando eu era criança, havia períodos de falta de luz quase todas as noites em meu bairro, e nós sempre tínhamos velas em casa. Era acabar a luz e minha mãe acendia as velas pela casa, que de repente  se transformava em um universo paralelo e mágico onde tudo era possível! Poderia haver fadas, duendes ou monstros descansando entre as sombras, e minha imaginação de criadora de histórias, que aflorou bem cedo,  começava a funcionar a todo vapor.




As primeira velas das quais se tem notícia remontam aos tempos primitivos, segundo pinturas encontradas em cavernas,  e eram feitas de gordura animal. De acordo com o site A ORIGEM DAS COISAS, "As primeiras referências às velas datam do séc. X a.C. e vêm referidas em textos Bíblicos. Essas velas eram nada mais que simples de juncos besuntados com sebo. Descobertas arqueológicas encontraram no Egito e na Grécia velas com formato de bastão. Para os gregos as velas simbolizavam o luar e constatou-se que na Grécia as velas eram usadas ao 6º dia de cada mês como adoração a Artemisa, a deusa grega da caça."




Até hoje, a maioria das religiões tem as velas como parte de seus rituais. Acendemos velas aos mortos, acreditando que elas podem iluminar-lhes os caminhos. Também as usamos para agradecer por uma graça alcançada e para pedirmos iluminação e proteção aos nossos anjos guardiões. E durante os aniversários, quem não gosta de cantar "Parabéns à você" e apagar as velinhas?

Acreditava-se, antigamente, que a chama das velas, quando fixadas insistentemente, possibilitava a visão de espíritos e a previsão do futuro. A antiga dinastia chinesa costumava usar relógios de velas para contar o tempo.

Iluminarium, em Itaipava

Hoje, utilizamos velas não apenas para iluminar ambientes quando a luz acaba, mas também como ornamentos decorativos. Algumas são tão lindas, que a gente tem pena de acender os pavios! Tenho aqui em casa minha pequena coleção de velas, que eu geralmente adquiro em Itaipava, no Shopping Vilarejo, em uma lojinha que é um encanto só, chamada  "Iluminarium." A página no Facebook:https://pt-br.facebook.com/IluminariumVelasEDecoracoesLá, além das velas, tem coisas lindas para decorar a casa e presentear os amigosÉ tanta coisa bonita, que a gente não sabe para onde olhar! 


As velas podem ser temáticas, comemorativas; eles tem velas para todas as ocasiões e datas especiais! Conhecer esta loja é algo que eu recomendo.

Aqui em casa, temos velas enfeitando o espaço em volta da lareira, espalhadas em cachepôs que pendem do telhado da varanda, enfim, enfeitando quase todos os espaços da casa. Eu adoro!








3 comentários:

  1. Adoro velas tbm... acho elegante e charmoso na decoraçao ... prefiro as perfumadas... mas a vela traz aconchego a qualquer ambiente...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Gosto de velas, quando acaba a energia, adoro ficar à luz de velas, dá a impressão que enchemos o ambiente com a nossa presença. Uma lâmpada é diferente, ela clareia tudo, ficamos pequenos....
    Apesar que não dispenso a energia, não...
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    Gosto das velas acesas pela casa, ficam lindas e tornam o ambiente bem romântico e aconchegante! Adorei a lojinha tem coisas lindas!
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa para deixar um comentário, por favor. Espero que tenha gostado. Obrigada pela visita!