sexta-feira, 11 de setembro de 2015

QUANDO TERMINA O SERVIÇO DE CASA?






Você tira um dia para a faxina - se não tem alguém que a ajude, é claro. Há tanto a se fazer, que o melhor é começar cedo, e não pensar. Começo colocando as roupas na máquina para lavar.

Sempre começo pelo meu quarto; passo o aspirador, troco os lençóis, limpo o banheiro e quando necessário, as janelas. No final, é bom passar um pano úmido no chão.

Depois, vou para o quarto menor, varanda e escadas. Chego até a sala de estar (coloco uma música para animar) e então corredor, sala de jantar e sala de aula. Depois, os banheiros do andar de baixo...Se sobrar um pouco de fôlego, vou para a cozinha e área de serviço. Daí eu penso, lá pelas quatro ou cinco horas da tarde: "Hora de descansar!" Tomo meu banho e me deito na rede da varanda... começo a olhar em volta e descubro que esqueci de varrer a varanda, e se eu for varrer a varanda, melhor aproveitar e dar um jeitinho no jardim, rapidinho.

Meia hora depois, eu me deito na rede, pronta para relaxar. E descubro as teias de aranha entre os caibros e telhas. Ai, ai, lá vou eu de novo! Pego minha vassoura de teto e dou cabo das bichinhas e suas teias. Agora sim! Me deito na rede outra vez, bem no ângulo em que meus olhos veem a mesinha empoeirada. Vou lá dentro pegar um paninho. Já são quase seis da tarde, e esqueci de estender a roupa para secar. Aproveito que estou na área de serviço e faço isso. 

Quase sete da noite, e o canil está bem sujo... não é justo deixar os cães passeando naquela sujeira, e então pego vassoura, balde e desinfetante. Sete e vinte. O dia acabou. Me sento no sofá um pouquinho para assistir TV, e o marido chega. Hora de fazer alguma coisa para lanchar. Depois, a cozinha para arrumar de novo.

Às quase onze da noite, a visão da cama é como o paraíso...

No dia seguinte, as aulas para preparar e dar. A roupa secou, e é hora de passá-las. O canil está sujo de novo, e acabei me esquecendo da mesinha empoeirada da varanda, afinal. Melhor deixar o jantar pronto. Vou deixar os armários para arrumar outro dia... mais uma vez!

Toda dona de casa sabe muito bem do que eu estou falando. Serviço de casa não acaba nunca. Às vezes, fico imaginando o que seria de uma casa que ninguém cuidasse. Penso naqueles programas de TV que mostram acumuladores vivendo em casas lotadas de objetos, poeira, e roupas e louças sujas. 

Mas apesar do trabalho, dá um prazer enorme caminhar por uma casa limpa e arrumada, principalmente quando a gente mora nela.


2 comentários:

  1. Oi Ana, é assim mesmo, não parei de rir, quantas vezes faço isso, na hora que sento, olho para o teto, pra dar jeito nas aranhas, ou então, percebo que faltou a varanda...
    Chega a ser cômica a nossa vida... obrigada... abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Passando para visitar este cantinho que amo, me desculpar pela demora em vir agradecer seu carinho de me visitar sempre, problemas todos temos mas, tem momentos que algo nos impede, falta tempo, internet ruim cinco finais de semana sem conexão, mana operada na minha casa, graças a Deus tudo bem com ela e outras situações que me fez ficar ausente. O importante é que estou aqui , mesmo com esse comentário colado para lhe dizer que és muito importante para mim e principalmente para Deus que te ama muito.
    Um Domingo abençoado e um início de semana na paz, saúde e muito amor.
    Deixo esse pensamento de Dalai Lama e sua resposta quando questionado: O que mais te surpreende na Humanidade?
    E ele respondeu:
    - Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
    E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

    Vamos viver melhor e não deixar que a vida passe por nós. Abraçosss
    Lourdes Duarte.
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Prof Lourdes Duarte http://pensador.uol.com.br/colecao/lourdesduarte/

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa para deixar um comentário, por favor. Espero que tenha gostado. Obrigada pela visita!