segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Air Fryer - Vantagens e Desvantagens





Há uma semana, adquiri uma fritadeira elétrica Air Fryer. Tenho usado-a todos os dias, testando as dezenas de receitas que encontrei no YouTube. Elas são boas, mas não são perfeitas, como mostram na TV. 

A fritadeira que eu comprei, não é aquela, top de linha; porém, minha irmã tem uma daquelas que custam uma fortuna, e pelo que pude observar, a minha faz tudo que a dela faz com a mesma eficiência e no mesmo período de tempo. 

Vou enumerar as vantagens e desvantagens que pude perceber agora, após uma semana de uso diário:

VANTAGENS

-Ela frita sem gordura, o que é um grande avanço para a saúde, e excelente para quem tem colesterol alto ou está de dieta.

-Você coloca o alimento dentro dela, marca o tempo de cozimento e a temperatura corretos, e pode relaxar: não precisa ficar diante dela, como faz quando está cozinhando na frente de um fogão, temendo que a comida queime. Pode ir tomar seu banho, assistir seu filme, molhar  a plantinha... assim que o alimento fica pronto, ela apita e desliga sozinha.

-Nunca mais você terá um fogão sujo de óleo para limpar! Nunca mais sua casa ficará cheirando a gordura. Ela não solta fumaça, não espirra óleo ou gordura em volta e é muito silenciosa. 

-Ela é maravilhosa para salsichas, que ficam perfeitas. 


DESVANTAGENS

-A batata frita não fica igualzinha a que aparece na TV, como se tivesse sido frita no óleo, crocante e macia. Pelo menos, a minha não ficou. Ela fica bem mais seca, menos crocante, e se você não cortar os palitos todos do mesmo tamanho, alguns cozinharão (ou fritarão) mais rápido do que os outros, e alguns ficarão crus. Corte tudo milimetricamente do mesmo tamanho! 
Ainda não testei, mas em um dos vídeos que assisti no YouTube, alguém aconselhou a ferver as batatas antes de colocar na fritadeira, e misturar nelas uma colher de azeite.
Ou então comprar daqueles pacotes de batatas fritas congeladas, que vem absolutamente besuntadas... de gordura! Mas se for assim, qual a vantagem da fritadeira elétrica, não é?

-A carne fica um pouco dura, embora cozinhe bem. Ao retirá-la da panela, vi a extensa camada de gordura que ficou por baixo. Mas dizem que a gordura é o que dá maciez à carne. Daí, é uma questão de escolha: você quer comer carne macia ou sem gordura? Bem, como eu quase não como carne, este não será um problema para mim. Cozinhei-a mais para testar a panela.

DICAS

-Como eu disse antes, corte os alimentos todos do mesmo tamanho antes de colocar na panela.

-No meio do cozimento, abra a panela e mexa o conteúdo para que fique tudo cozido por igual.

-Ela é boa para fazer pastel, mas eu untei  os pasteizinhos com um pouco de manteiga - pouquinha - para que ficassem douradinhos. Usei gordura, mas bem menos do que a frigideira cheia de óleo que é usada de costume. 

-Assista aos vídeos de receitas e tutoriais no YouTube para poder testar várias receitas e aprender a usar a panela corretamente, aproveitando-a mais. Ali em cima, deixei um link  de um unboxing. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa para deixar um comentário, por favor. Espero que tenha gostado. Obrigada pela visita!