segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A Casa Longe de Casa






Sempre que viajamos, tentamos levar conosco um pedacinho da nossa casa e do conforto que desfrutamos nela: nossos travesseiros, um livro favorito, o pijama ou camisola velhinhos, ou até mesmo um objeto de estimação. Meu marido, por exemplo, não viaja sem levar seu próprio travesseiro. Eu não viajo sem levar meu leitor eletrônico, o Kindle. 

Quando chego na minha casa alternativa - a que ocuparei por alguns dias - tento fazer com que ela se adapte a mim. Coloco minhas roupas nos cabides, minhas toalhas nos banheiros, e procuro arranjar as coisas na cozinha de forma que ela fique funcional, mesmo que não pareça muito arrumada. Escolho as xícaras, copos, talheres e pratos que vou usar na minha estadia, deixando-os disponíveis sobre a pia e mantendo todos os outros em seus lugares. E quando vou embora, deixo tudo exatamente da mesma forma que eu encontrei, só que mais limpo.

Se minha casa temporária for um hotel, melhor ainda: não existe a preocupação com arrumação e limpeza! Acho que a única forma de realmente descansar durante uma viagem, é ficando em um hotel, mesmo que seja um lugar bem simples.

Lembro-me que uma de nossas melhores viagens, que foi para Minas Gerias em um mês frio de junho, há muitos anos, nós ficamos em uma pequena pensão em Tiradentes totalmente desprovida de qualquer luxo. O carpete era roxo, e meu marido exclamou ao entrarmos: "Nossa... eu não quero ficar aqui!"  Porém, era a época do festival de inverno, e não havia outros lugares para ficarmos. Mas nossa estadia mostrou-se bastante agradável, já que apesar de bem simples, o local era limpo e servia um café da manhã dos deuses. 

Nunca me esqueci quando, às seis da manhã, acordei com o barulho de carruagens passando sob a sacada. Abri-a, e para minha surpresa, tive a sensação de estar em um cenário do século retrasado. Sob o céu nebuloso, avistei as dezenas de ipês amarelos floridos, e a carroça do leiteiro que passava, deixando o leite junto às portas. Senti-me muito bem. Em casa. 

Na minha primeira viagem de avião, que foi para Salvador, ficamos hospedados em um hotel de luxo - o Meridien. Mal pude controlar o fôlego ao chegar à janela e deparar com a Praia Vermelha, as ondas quebrando nas pedras lá embaixo. Senti-me totalmente em casa em Salvador, e chorei muito quando tivemos que voltar. 

Não importa se é um hotel luxuoso, um lugar simples ou uma casa emprestada ou alugada: acredito que um dos  prazeres em viajar, está em ser capaz sentir-se em casa em outras casas. E tratar estes locais como se fossem, realmente, as nossas casas, respeitando-os e conservando-os, e sabendo que depois que formos embora, eles servirão de casas temporárias às outras pessoas que chegarem. 

Acho muito triste quando chego em um local e descubro que ele está quebrado, sujo e faltando objetos. Falta de consideração e de educação.





domingo, 19 de fevereiro de 2017

VARRER





Era bem cedinho de manhã, e o dia mal tinha clareado. Eu era bem pequenina, e acordava com o ruído da vassoura batendo no chão de terra endurecida do nosso quintal. A luz que entrava pela veneziana trazia consigo sombras que se movimentavam no teto de madeira do quarto: era meu pai varrendo o chão. Os cachorros latiam para alguns cavalos que passavam na rua, e eu ficava ali na cama, escutando tudo aquilo em silêncio.

Mais tarde, eu ouvia a porta da cozinha se abrindo, e ruídos de papel sendo amassado: era meu pai que chegava com o pão e algumas comprinhas. Então, ele ia para o quarto e sentava-se na cama(eu escutava os sons das molas do colchão estalando) e começava a contar à minha mãe as novidades que ouvira na rua. Conversavam tão baixinho para não nos acordar, que eu não conseguia escutar o que diziam, apenas suas vozes. 

Depois, minha mãe se levantava, e o cheiro do café sendo coado no coador de pano invadia a casa. 

Quando varro meu próprio quintal, de manhã bem cedinho, eu me lembro daqueles dias. Fico pensando se meu pai e minha mãe me olham de algum lugar, ou se ainda vivem e respiram somente na minha lembrança. Talvez a substância criada pelas nossas lembranças seja consistente o suficiente para manter as pessoas vivas, enquanto vivermos, e depois disso, quando ninguém mais se lembrar delas, elas morram. 

Quem sabe, enquanto a minha vassoura toca o chão, levantando poeira, os meus pais, em algum lugar, abram os olhos novamente?





domingo, 12 de fevereiro de 2017

Orações para Abençoar a Casa






Pesquisando por aí, encontrei orações bonitas para abençoar a casa. Porque toda casa é uma bênção, e por isso, ela deve ser abençoada também. Mas nunca devemos nos esquecer de que agradecer pela casa que se tem já é um bom começo para mantê-la abençoada.

Aí estão algumas das orações mais bonitas que encontrei. Escolha a sua!




Oração para abençoar o lar e a família - Católica

"Meu Deus, abençoai esta casa e não deixe nenhum mal entrar. Afastai as coisas ruins, venha conosco ficar. Minha alma vos pertence, só a vós posso entregá-la. Prometo, do fundo de minha alma, só por vossa lei me guiar. Penso em vós a todo o instante, estais acima de tudo. Pelo amor que vos tenho é que eu vivo neste mundo.

Iluminai minha casa e nunca a deixai no escuro. A de minha mãe e meu pai, de meus irmãos e de todos. Abençoai cada quarto, sala e cozinha. Abençoai todo teto, paredes e escadarias. Abençoai onde piso. Abençoai todo o dia. Abençoai esta casa como a de José e Maria. Fazei tudo espiritualmente, traga paz e alegria.

Afastai toda a tristeza, fique em nossa companhia. Dê a todos fé, amor e humildade toda a vida. Dê a todos que precisão, consciência Divina. Fazei na casa de meus pais, como fizestes no Rio Jordão. Com a água pura a santa, abençoai João. Fazei com todos os vossos filhos e com todos os meus irmãos. Ponde Luz em todas as casas, acabai com a escuridão. Usai todo o vosso poder, cuide sempre desse lar. Fazei com que todos se unam e possam sempre se amar. Não esquecei um só dia, de vir nos visitar. Sentai conosco na mesa, quando formos nos alimentar. Deus de amor, meu Pai eterno, jamais esquecei de nós.

Ajudem em todas as casas crianças, pais e avós. Aceite o meu pedido, eu confio em vós. Não deixai ninguém sofrer, nunca nos deixai a sós. Abençoai esta casa como abençoastes tudo aqui.Prometo de coração sete vezes repetir: 'Meu Deus, eu Vos amo, vivo somente para Vós. Vossa lei e mandamentos sempre hei de seguir'. Amem".





De Franco Guizzetti, do site Esotérico:

Oração para afastar maus espíritos da casa e empresa
"Em nome de Deus todo poderoso, que os maus espíritos se afastem de mim e que os bons me sirvam de proteção  contra eles! Espíritos malévolos, que inspirais aos homens maus pensamentos; espíritos trapaceiros e mentirosos, que os enganais; espíritos zombeteiros, que brincais com a credulidade deles, eu vos afasto com todas as forças de minha alma e fecho meus ouvidos às vossas sugestões, mas imploro para vossa misericórdia de Deus.

Bons espíritos que generosamente me amparais, dai-me a força para resistir a influência dos maus espíritos e as luzes necessárias para não ser enganado pelas suas artimanhas. Preservai-me do orgulho e da vaidade; afastai do meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência e todo sentimento contrário à caridade, que são outras tantas portas abertas aos espíritos maus. Que assim seja! Graças a Deus!"




Uma oração Wicca:

Fumaça do ar,
E fogo da terra
Limpe e abençoe
Esta casa e sua lareira
Mande para longe
Todo dano e todo medo
Apenas Deus
Pode entrar aqui.





Da umbanda:

Sente-se tranquilamente, coloque um copo de água, acenda um incenso e diga estas palavras em voz alta:
Dentro do círculo infinito da divina presença que me envolve inteiramente, afirmo:

Há uma só presença aqui, é a da harmonia, que faz vibrar todos os corações de felicidade e de alegria.
Quem quer que aqui entre, sentirá vibrações da divina harmonia.
Há uma só presença aqui é a do amor.

Deus é o amor, no amor eu vivo, me movo e existo.
Quem quer que aqui entre, sentirá a pura e santa presença do amor.
Há uma só presença aqui, é a da  verdade.
Tudo o que aqui existe, tudo o que aqui se fala, tudo o que aqui se pensa é a expressão da verdade.
Quem quer que aqui entre, sentirá a presença da verdade.

Há uma só presença aqui, é a da justiça.
A justiça reina neste recinto, todos os atos aqui praticados são regidos e inspirados pela justiça.
Quem quer que aqui entre sentirá a presença da justiça.
Há uma só presença aqui, é a presença de Deus.
O bem.

Nenhum mal pode entrar aqui.
Não há mal em Deus.
Deus, o bem, reside aqui.
Quem quer que aqui entre, sentirá a divina presença do bem.
Há uma só presença aqui, é a presença de Deus, a vida.
Deus é a vida essencial de todos os seres, é a saúde do corpo e da mente.

Quem quer que aqui entre, sentirá  a presença da vida e da saúde.
Há uma só presença aqui, é a presença de Deus, a prosperidade.
Deus é prosperidade, pois ele faz tudo crescer e prosperar.
Deus se expressa na prosperidade de tudo o que é empreendido em seu nome.
Quem quer que aqui entre, sentirá a divina presença da prosperidade e da abundância.

Pelo símbolo da luz estou em vibrações harmoniosas com as correntes universais da sabedoria, do poder e da alegria divinas que é profundamente sentida por todos  os que aqui penetram, na mais perfeita comunhão entre meu eu inferior e meu eu superior, que há deus em mim.
Consagro este recinto  a perfeita expressão de todas as qualidades divinas que há em mim e em todos os seres.
As vibrações do meu pensamento  são forças de deus em mim, que aqui ficam armazenadas e daqui se  irradiam para todos os seres, constituindo este lugar num centro de emissão e recepção de tudo quanto é bom, alegre e próspero.
Assim seja!

Prece final:
Agradeço-te deus, porque este recinto está cheio de tua presença.
Agradeço porque vivo, me movo e prospero em ti.
Agradeço-te, porque recebo tua vida, verdade, saúde, prosperidade, paz, alegria, sabedoria e amor.
Agradeço-te porque todos os que aqui entrarem sentirão a tua presença.
Agradeço-te porque estou permanentemente em fraternas vibrações com todos os seres.
Assim é! Amém!



Do Espiritismo Kardecista:

Oração para afastar maus espíritos da casa e empresa

"Em nome de Deus todo poderoso, que os maus espíritos se afastem de mim e que os bons me sirvam de proteção contra eles! Espíritos malévolos, que inspirais aos homens maus pensamentos; espíritos trapaceiros e mentirosos, que os enganais; espíritos zombeteiros, que brincais com a credulidade deles, eu vos afasto com todas as forças de minha alma e fecho meus ouvidos às vossas sugestões, mas imploro para vós a misericórdia de Deus.

Bons espíritos que generosamente me amparais, dai-me a força para resistir à influência dos maus espíritos e as luzes necessárias para não ser enganado pelas suas artimanhas. Preservai-me do orgulho e da vaidade; afastai do meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência e todo sentimento contrário à caridade, que são outras tantas portas abertas aos espíritos maus. Que assim seja! Graças a Deus!"



Do Feng Shui - Oração de São Miguel


Proteção do lar e família São Miguel Arcanjo 

Este lar é protegido e guardado por anjos guardiões sob a orientação de São Miguel Arcanjo. Suas espadas estão colocadas sobre as portas de entrada, para que nenhuma presença negativa e nenhum mal possa aqui entrar, suas asas estão abertas em volta desta casa amparando-nos e protegendo-nos, seus mantos estão estendidos sobre cada um dos membros desta família para que possamos participar de todas as nossas atividades diárias em completa segurança e profundo bem-estar, sobre esta casa, está a grande luz protetora de São Miguel Arcanjo, seus anjos estão colocados nos quatro cantos desta casa protegendo-a em cima e embaixo, à direita e à esquerda, na frente e atrás. Sob as bênçãos de São Miguel Arcanjo cada pessoa que aqui entrar sentir-se-á envolvido pelo amor, saúde, prosperidade.








segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Air Fryer - Vantagens e Desvantagens





Há uma semana, adquiri uma fritadeira elétrica Air Fryer. Tenho usado-a todos os dias, testando as dezenas de receitas que encontrei no YouTube. Elas são boas, mas não são perfeitas, como mostram na TV. 

A fritadeira que eu comprei, não é aquela, top de linha; porém, minha irmã tem uma daquelas que custam uma fortuna, e pelo que pude observar, a minha faz tudo que a dela faz com a mesma eficiência e no mesmo período de tempo. 

Vou enumerar as vantagens e desvantagens que pude perceber agora, após uma semana de uso diário:

VANTAGENS

-Ela frita sem gordura, o que é um grande avanço para a saúde, e excelente para quem tem colesterol alto ou está de dieta.

-Você coloca o alimento dentro dela, marca o tempo de cozimento e a temperatura corretos, e pode relaxar: não precisa ficar diante dela, como faz quando está cozinhando na frente de um fogão, temendo que a comida queime. Pode ir tomar seu banho, assistir seu filme, molhar  a plantinha... assim que o alimento fica pronto, ela apita e desliga sozinha.

-Nunca mais você terá um fogão sujo de óleo para limpar! Nunca mais sua casa ficará cheirando a gordura. Ela não solta fumaça, não espirra óleo ou gordura em volta e é muito silenciosa. 

-Ela é maravilhosa para salsichas, que ficam perfeitas. 


DESVANTAGENS

-A batata frita não fica igualzinha a que aparece na TV, como se tivesse sido frita no óleo, crocante e macia. Pelo menos, a minha não ficou. Ela fica bem mais seca, menos crocante, e se você não cortar os palitos todos do mesmo tamanho, alguns cozinharão (ou fritarão) mais rápido do que os outros, e alguns ficarão crus. Corte tudo milimetricamente do mesmo tamanho! 
Ainda não testei, mas em um dos vídeos que assisti no YouTube, alguém aconselhou a ferver as batatas antes de colocar na fritadeira, e misturar nelas uma colher de azeite.
Ou então comprar daqueles pacotes de batatas fritas congeladas, que vem absolutamente besuntadas... de gordura! Mas se for assim, qual a vantagem da fritadeira elétrica, não é?

-A carne fica um pouco dura, embora cozinhe bem. Ao retirá-la da panela, vi a extensa camada de gordura que ficou por baixo. Mas dizem que a gordura é o que dá maciez à carne. Daí, é uma questão de escolha: você quer comer carne macia ou sem gordura? Bem, como eu quase não como carne, este não será um problema para mim. Cozinhei-a mais para testar a panela.

DICAS

-Como eu disse antes, corte os alimentos todos do mesmo tamanho antes de colocar na panela.

-No meio do cozimento, abra a panela e mexa o conteúdo para que fique tudo cozido por igual.

-Ela é boa para fazer pastel, mas eu untei  os pasteizinhos com um pouco de manteiga - pouquinha - para que ficassem douradinhos. Usei gordura, mas bem menos do que a frigideira cheia de óleo que é usada de costume. 

-Assista aos vídeos de receitas e tutoriais no YouTube para poder testar várias receitas e aprender a usar a panela corretamente, aproveitando-a mais. Ali em cima, deixei um link  de um unboxing. 













sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Amar a Chuva




Eu estava cansada, e com muito calor: tinha acabado de fazer várias coisinhas na casa - todo mundo sabe que quando se trata de casa, uma coisinha leva à outra, e quando a gente vê, já se passaram várias horas. O céu de repente ficou escuro, e começou a ventar.

A fim de me refrescar, fui para a varanda. E começou a chover forte.

Não hesitei: corri lá para o gramado, e fiquei debaixo da chuva!

E como foi bom! Senti a chuva me encharcando aos poucos, até que a camiseta colou na pele. Tirei os chinelos, ficando descalça, os fios de grama entre os dedos. Olhei para cima, e vi as gotas que caíam das folhinhas do cipreste. Há tempos não me sentia tão viva.

E foi então que uma coisa engraçada começou a acontecer: de repente, não era mais eu; éramos nós. Tudo era eu, eu era tudo. Não durou muito tempo, quem sabe, uns cinco ou dez minutos - perdi a noção do tempo. Mas eu tive um momento especial, e me lembrei quando algo semelhante me aconteceu quando eu ainda era uma adolescente, num final de tarde, após uma chuvarada de verão.

Nem preciso mencionar aqui o quanto eu me senti mais leve...

Recomendo a quem for: tire as sandálias e vá para a chuva! É grátis, refrescante e inexplicável. Só tentando para saber.